2

Posição solar pode valorizar até 10% um imóvel, saiba como orientar o seu cliente

Algo que todos os corretores de imóveis devem saber é como a posição solar de um imóvel pode ser benéfica, ou até mesmo maléfica para o comprador!  Até porque, as expressões “face norte”, “face sul”, “face leste” e “face oeste” nos anúncios imobiliários, definem grande parte do conforto térmico que o cliente terá dentro de casa.

Infelizmente, expor os riscos que muito ou pouco sol no imóvel pode causar para o morador tanto no bem-estar, quanto na conservação da estrutura é papel dos corretores de imóveis e de todo o time de vendas.

Vale lembrar que por conta da movimentação solar, essa posição pode mudar de região para região, porém, em grande parte do Brasil, a face norte é a que os clientes mais gostam, pois ela é a que mais recebe a presença do sol e garante ambientes aquecidos.

Entenda um pouco mais sobre cada posição solar e como ela influencia a valorização de um imóvel

Face norte – Essa posição garante ao imóvel mais sol durante todo o dia e um clima mais ameno durante a noite, principalmente no verão. Já no inverno, ela proporciona calor aos ambientes com sol, não permitindo que o frio invada o clima. Por conta desses fatores, um imóvel face norte terá uma valorização maior que os demais.

Face sul – Ao contrário da última, essa posição solar é a que menos valoriza um imóvel, pois tem pouca presença do sol em todas as estações do ano. Se o seu cliente optou por um imóvel com essa posição solar, é importante orienta-lo aos cuidados com mofo e umidade.

Face leste e oeste – Nas duas o sol está presente, mas a principal diferença entre elas é o período do dia em que isso ocorre. Como o sol nasce na posição leste, durante o dia essa posição é a que mais terá a presença dele. Como o sol se põe a oeste, durante o final da tarde é essa posição que será preenchida por ele. Ambas posições são valorizadas e a preferência vai do gosto do cliente.

Fique atento: nem sempre a regra da face norte funciona, por isso é importante levar em consideração alguns fatores que podem prejudicar esses benefícios, como a exposição solar com temperaturas extremas em regiões muito quentes.

As melhores posições solar para cada cômodo

Vale lembrar que nem sempre um imóvel tem só uma face, por isso é importante saber sobre o planejamento da construção.

Sala, dormitórios e home office – Esses cômodos são onde os moradores mais ficam, por isso o mais importante é ter sol durante o dia. As posições solares mais indicadas para esses cômodos são a face norte e leste.

Cozinha, banheiro e lavanderia – Esses ambientes não necessitam de tanto conforto térmico, por isso as posições solares mais indicadas são sul e oeste.

O que fazer quando o cliente se queixa com a posição solar ruim

Mesmo depois de orientar os clientes sobre as faces do imóvel, muitos optam por comprar apenas pelo valor e se queixam com o tempo sobre a posição solar ruim nos ambientes.

Como corretores, nós podemos orientá-los da melhor maneira com dicas que podem ser úteis, como investir em recursos térmicos (ar-condicionado) e adaptações dos cômodos.

É importante sempre deixar claro que a posição solar de um imóvel pode trazer saúde e bem-estar aos moradores e conservação dos móveis e estrutura da construção.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email