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Marketing Imobiliário – Saiba o que é persona e porquê devemos utilizá-las

Persona é uma estratégia de inbound marketing que infelizmente ainda é pouco utilizada por corretores de imóveis e imobiliárias.

Em tese, a persona significa a representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais sobre comportamento, características demográficas, interesses, a classe social e, também as histórias pessoais dos clientes, as motivações, os principais objetivos, as dores e os desafios.

A persona guia a criação de conteúdos de marketing digital e ajuda a direcionar melhor os anúncios feitos por tráfego pago. Além disso, ela é fundamental para você entender o que o seu público busca e de que forma você pode se aproximar dele.

No mercado imobiliário, é indispensável antes de criar a persona, definir o nicho que você quer trabalhar. Em um dos meus últimos artigos, expliquei que os nichos no mercado imobiliário são as áreas de atuação que um corretor de imóveis, ou uma imobiliária deve seguir. Eles são extremamente importantes para as campanhas de vendas e marketing, pois quando um nicho é bem definido, fica mais fácil para entender o público alvo que o profissional pretende atingir.

Muitas pessoas quando chegam nessa fase, confundem persona com publico alvo, mas essas duas estratégias usadas no marketing possuem grandes diferenças entre elas. Entenda:

Público Alvo: pessoas com características comuns que tendem a consumir o seu negócio, como gênero, idade, grau de escolaridade, profissão e localização.

Persona: necessita de uma análise que vai além das informações objetivas, como os sonhos, as dores, os medos, a essência etc.

Depois de ter o seu nicho definido e entender qual a diferença entre persona e público alvo, chegou a hora de elaborar a persona, separei abaixo 3 passos para você criar a sua e conquistar o cliente ideal.

Passo 1: Faça uma análise de dados

Adquirir esses dados é o primeiro passo que você precisa dar. Essa análise necessita de informações que podem ser provenientes de entrevistas com base de dados, ou até mesmo a criação de uma campanha digital que retornará em lead, onde os possíveis clientes deverão preencher seus dados demográficos, passando pela vida profissional, os hábitos de consumo e tudo o que você precisa para saber quem é o seu cliente ideal.

Passo 2: Crie o perfil da sua persona

Nessa hora você deverá criar uma pessoa fictícia que represente o seu cliente ideal com todas as características e informações que você recolheu da sua analise de dados e estudos do seu nicho.

Para deixar a persona ainda mais real, é necessário criar um nome para ela, a idade exata, o emprego dos sonhos, o que ela mais deseja no mundo e o porquê ela compraria com você.

Passo 3 – Chegou a hora de utilizar a sua persona

Esse último passo é o da implementação da sua persona. Nesse momento você deverá colher todas as informações anteriores e colocá-las em prática através de conteúdos para as redes sociais e campanhas pagas que você fará pensando no que o seu cliente ideal gostaria de ver.

Busque por imóveis que a persona procuraria e segmenta as ideias para atrair esse público desejado. Isso pode ser feito desde a maneira em que você se comunica com o seu cliente, até a elaboração de campanhas publicitárias.


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