Uma das principais funções do Corretor de Imóveis, além de atendimento ao cliente e vendas, é a captação de imóveis. Para quem não conhece o termo e não sabe o que significa, eu explico.
A captação de imóveis é uma técnica que tem como objetivo buscar novas propriedades para o catálogo de vendas de um corretor ou de uma imobiliária.
Essa técnica pode ser utilizada também com a função de encontrar um imóvel para o publico especifico que a imobiliária ou o corretor trabalha, trazendo logo de cara para o portfólio da empresa, o imóvel perfeito para o cliente.
Infelizmente nem todos os corretores fazem esse trabalho com atenção e um olhar impar para as oportunidades, por isso, separei 4 maneiras de fazer esse trabalho sem erros.
- Lembre-se que quantidade nem sempre é qualidade
De que adianta ter 300 imóveis em seu catálogo se nenhum deles é o que o seu nicho procura? Tente conciliar a quantidade com a qualidade! É importante ter uma carta com uma grande variedade de imóveis, porém, olhe cuidado e atenção, estude o seu público alvo para entender o que ele está procurando e capte imóveis que ele possa se interessar.
- O porteiro é o melhor amigo do corretor de imóveis
Um corretor de imóveis sem network, não vende, e é por isso que eu sempre digo que o porteiro é o melhor amigo do corretor de imóveis quando o assunto é capacitação. Essas parcerias são fundamentais para fornecer detalhes valiosos nas negociações, como contatos e informações sobre imóveis disponíveis no prédio e região.
- Tenha uma relação amigável com os proprietários dos imóveis
Ter networking somente com os porteiros não funciona, é importante também saber se comunicar e ter uma relação amigável com todos os proprietários de imóveis que o corretor ou a imobiliária já vendou. Essa parceria é fundamental para os corretores, pois geralmente são os proprietários que passam informações valiosas sobre o imóvel e que podem ser usadas durante a argumentação na hora da venda, para gerar confiança e indicações.
- Captar imóvel irregular? Nem pensar
A atenção com a documentação em dia de um imóvel é indispensável na hora da captação, mesmo o processo burocrático sendo cansativo, ele é valioso por evitar problemas futuros.
Lembrando que um imóvel pode estar irregular se: ele não tiver escritura, quando o proprietário possui um contrato de gaveta, quando o imóvel não tem o habite-se e possui dívidas.